domingo, 1 de dezembro de 2019

AGRADECENDO AS VOSSAS FELICITAÇÕES A MIM DIRIGIDAS


PARA VÓS, UM SERMÃO PARA UM FIM DE ANO E INICIO DE UM ANO NOVO!

“…Mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Filipenses 3:13,14

Pensando sobre os 65 anos que hoje os faço e o ano que finda daqui a 31 dias, iniciando 2020, lembrei-me de um poema de Olavo Bilac sobre “O TEMPO” que diz:

Sou o tempo que passa, que passa, sem princípio, sem fim, sem medida!

Vou levando as vaidades da vida!

A correr, de segundo em segundo. Vou formando os minutos que correm…

Formo as horas que passam no mundo. Formo os anos que passam e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos…
Trabalhe porque a vida é pequena. E não há para o tempo demoras!

Não gaste os seus minutos sem pena!  Não faça pouco caso das horas!
O tempo, De Olavo Bilac

A completude de mais um ano de vida no umbral de um Natal que trás consigo a chegada de mais um Ano Novo traz para nós muitas expectativas e esperanças de um tempo futuro melhor. Vos cumprimentamo-nos desejando um FELIZ NATAL e PRÓSPERO E ABENÇOADO ANO NOVOTodos nós queremos ter mais um Ano de Vida, mais um Natal e mais um Ano Novo Melhor!

Creio que mais um Ano de Vida acontecendo dentro de um Dezembro, ao lado do Natal e de mais um Ano Novo que desejamos ser Melhor é ocasião oportuna para que possamos falar de mudanças em várias áreas de nossas vidas.

Para  termos um Ano Novo (no Tempo da Vida e no Tempo do Tempo) melhor precisamos esquecer das coisas que ficam para trás nos afastando da presença de Deus, “…Mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançar adiante em direção a Alvos Claros.

ENTÃO, QUAIS DEVEM  SER AS CONDUTAS DO CRISTÃO PARA QUE O ANO NOVO (no Tempo da Vida e no Tempo do Tempo) SEJA UM ANO DE VITÓRIAS?

I. Que Não fiquemos pensado apenas e tão somente no passado.

Vejamos o que diz a Palavra do Senhor:

“…mas, uma cousa  faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam…” – v.13

Creio que o apóstolo São Paulo não está mandando que nos esqueçamos das coisas boas que aconteceram em nossas vidas no Ano que finda e de onde se inicia Novo Ano (no Tempo da Vida e no Tempo do Tempo). O apóstolo São Paulo não está mandando que nos esqueçamos do aniversário da esposa, dos momentos especiais do casamento, dos momentos gostosos com a família e amigos

Alias, há muitas coisas que mantemos em nossas lembranças: o primeiro dia no trabalho, o primeiro dia na universidade, os dias da lua de mel, os momentos em que namorávamos com a esposa, os amigos da infância, os familiares queridos que já partiram para a eternidade…

Mas, São Paulo diz que devemos esquecer algumas coisas. CREIO QUE SÃO PAULO ESTÁ NOS MANDANDO ESQUECER TUDO QUE NOS AFASTA DE DEUS. Pois existem lembranças que podem nos afastar da presença de Deus.

EXEMPLO: Quatro dias após o enterro de Lázaro, o Senhor Jesus chega a Betânia (João capítulo 11). Ao ver o Senhor Jesus, Marta aflita e angustiada diz: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. Os sofrimentos de Marta fizeram com que ela se esquecesse de algo muito importante: DEUS SEMPRE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DE NOSSA EXISTÊNCIA, INCLUSIVE NAQUELES MAIS DIFÍCEIS.

Muitos pensam do mesmo jeito que Marta. Acreditam que em alguns momentos difíceis dos anos que passaram o Senhor Jesus não estava presente. Mas, vejamos o que diz a Palavra de Deus:

Gênesis 28:15 diz:  Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque não te desampararei, até cumprir Eu aquilo que te hei referido”.

Isaías 43:2 diz: Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”.

Mateus 28:20: …e certamente estarei convosco até a consumação dos séculos”.

Portanto, busquemos nos libertar das lembranças que estão nos afastando da presença de Deus, e creiamos que Deus sempre esteve presente em todos os momentos do Ano que passou e estará presente no Ano que se inicia (no Tempo da Vida e no Tempo do Tempo)!


II. Que É para a frente que devemos andar

“…e avançando para as cousas que estão diante de mim…” v.13

É hora de avançarmos. Quantas vezes nós ficamos arrependidos com coisas que dissemos ou fizemos e como gostaríamos nestas horas de ter o poder de modificar o passado. Ah, se existisse uma máquina do tempo!!!!


O TEMPO É COMO UMA ESTRADA DE MÃO ÚNICA. Não podemos entrar na contra mão da estrada porque ela só tem mão única. O tempo não volta!

É por causa da inflexibilidade do tempo que devemos seguir o conselho de Paulo: “avançando para as cousas que estão diante de mim”. Mas, afinal, que coisas são estas que estão diante de  nós?

Na Bíblia Sagrada Deus sempre estava colocando coisas valiosas diante de seus servos.

Para o rei David Deus promete em II Samuel 7:16: …tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti…”. Deus esta colocando diante de David a possibilidade de ter a sua casa restaurada.

Em Hebreus 12:1,2 o texto diz: “corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé…”.

Deus tem colocado o Senhor Jesus diante de nós. Caminhemos nesta vida, sempre olhando para Cristo, que está a nossa frente. Deus tem colocado diante de nós uma família: pai, mãe, irmãos e irmãs, filhos e filhas, amigos… e a Palavra. Tudo isso é Bênção de Deus!!!

No Ano que se inicia, (tanto no Tempo da Vida como  no Tempo do Tempo) avancemos em mais comunhão e compromisso com a família, com os amigos; mais oração e mais compromisso com Deus. Cortemos laços que nos prendem ao passado e avancemos, porque adiante, Deus tem vitória pra nós!!!


III. Que Sejamos determinados, e tenhamos alvos nítidos

…prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus…”. v.14

Tenhamos alvos claros para este Ano de 2020 (do Tempo do Tempo) que se inicia daqui a 31 dias. Oremos a Deus, e peçamos que o Senhor nos ilumine dando-nos a devida direção sobre estes alvos. O apóstolo São Paulo tinha alvos claros: Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar”. I Cor. 9:26.

Quem tem alvos de Deus deve ter também disciplina para alcançá-los. Veja o que diz o Verso 27: Subjugo o meu corpo, e o reduzo a escravidão…”. Para ser vencedor, o atleta precisa treinar diligentemente, e até mesmo se submeter a certas renuncias e a certos sacrifícios.

Temos que ter meta, propósito, disciplina e objetivo na vida! Na corrida da vida é importante sabermos antecipadamente aonde desejamos chegar, e lutar para alcançarmos o alvo estabelecido… Para que o nosso Ano Novo (tanto do Tempo da Vida como o do Tempo do Tempo) seja o “Ano da Vitória”, definamos logo nossos alvos, e iniciemos agora mesmo a nossa caminhada!


CONCLUSÃO

A época de “virada de ano” (do Tempo do Tempo) é muito propícia a previsões esotéricas, aos tarôs, numerologias e profetismos. Muitos ficam excessivamente preocupados com o futuro, desejando saber o que irá acontecer… Não faça isso! Não se preocupe demais com futuro.

Pense mais sobre o que você poderá fazer para melhorar a sua qualidade de vida com relação a Deus, a sua família, a seus amigos. Valorize o seu tempo! Este pode ser o ANO DA VITÕRIA. Ocupe-se disso. E não se preocupe com isso!!

ENTREGA TEU 2020 AO SENHOR! CONFIE NELE E O MAIS ELE A TI FARÁ!!!

Quanto ao quadro político de nosso país, recordo-me das palavras de RUI BARBOSA:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

PENSEMOS SERIAMENTE EM TUDO ISSO!!!!!!
VAMOS FAZER UM BOM DEZEMBRO, PARA QUE TENHAMOS UM DEZEMBRO BOM!!
E FAÇAMOS, TODOS NÓS, AO MENOS COISAS BOAS EM 2020, PARA TERMOS 2020 B0M PARA TODOS NÓS!!

A M É M!!!!!!


MUITO AGRADECIDO PELAS VOSSAS FELICITAÇÕES A MIM DIRIGIDAS.
OBRIGADO!!
E QUE DEUS MANTENHA SUAS BENÇÃOS SOBRE VOCÊ E FAMÍLIA.

1 DE DEZEMBRO DE 2019, ÀS 12H55

NEGREIROS
Professor (de Professar...), Pedagogo, Filósofo e Radio-Jornalista DEFENSOR E ATIVISTA AMBIENTAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário