sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Coisas a não serem reveladas

6 coisas que você nunca deveria revelar por mera saúde emocional e mental
Familia14 de novembro de 2019 21:02


"Não grite sua felicidade, a inveja tem o sono leve".

Erika Otero Romero

“Não fale alto sobre sua felicidade, a inveja tem o sono leve”
Adagio popular
A inveja pode vir das pessoas que menos esperamos, disso a gente já sabe.
Acabei o ensino médio numa escola pública quando tinha 17 anos. Eu não era uma estudante nota 10, minha família não tinha muito dinheiro; talvez por essas razões eu não tinha muitas perspectivas para o meu futuro imediato. No entanto, não me saí mal no meu teste ICFES. O ICFES é um exame que se aplica aos estudantes do último ano do ensino médio; a qualificação que tirar, abre ou fecha as portas à educação superior, e a mim me abriu algumas.
Foi assim que, junto com algumas amigas, começamos a procurar uma vaga em alguma universidade ou instituto de ensino superior.
Advertisement

As coisas mudam e as pessoas também

Um dia, as coisas mudaram para mim; meu pai me ofereceu a oportunidade de estudar em uma universidade privada. Eu fiquei emocionada, então, fui contar às minhas amigas o que aconteceu. Fiquei surpresa com a reação de várias delas; ainda assim, o comentário que jamais esquecerei veio da que mais apreciava. Ela disse: “A vida é injusta, eu sou tão boa estudante e não tenho oportunidade de entrar para estudar, e os ruins têm tudo sem esforço”.
Fiquei com a boca aberta e muito decepcionada. Ao contar à minha mãe o que aconteceu, ela disse-me que talvez a reação fosse devido às poucas oportunidades de se entrar na universidade. Ela era boa aluna, mas certamente tinha muitas dificuldades financeiras, foi assim que a compreendi e aceitei; mas ela não me estendeu a mesma compreensão. O resto do ano, minha “amiga” optou por me olhar mal e de soslaio. Terminamos por nos afastar, e isso foi o fim da amizade.
A vida continuou e eu entrei na universidade. Um ano depois, ela regressou a minha casa; quando veio ver-me, eu soube que ela tinha podido ingressar na universidade e tinha uma boa vida. Honestamente, fiquei feliz por ela, mas as coisas mudaram e depois daquele dia nunca mais falei com ela.

Todos, em algum momento, sentimos inveja

Não foi a única vez que me aconteceu. Esta é a razão pela qual sou tão desconfiada, e prefiro a solidão a uma má amizade.
Não vou dar uma de santa; certamente, também já senti inveja, e não é um sentimento saudável, em nenhum aspecto.
Advertisement
A inveja leva à crítica mordaz, aos pensamentos obsessivos e destrutivos, não da outra pessoa, mas de si mesmo. E pior ainda, é completamente improdutiva e injustificada. A questão é que nenhum de nós sabe o que a pessoa que invejamos teve que viver para chegar ou ter aquilo que cobiçamos.

Coisas da sua vida que você deve manter em segredo

Não é melhor despertar a inveja do que senti-la, isso é um grave erro. Por isso, para evitar despertar inveja nos demais – por pura saúde mental – estas são as coisas que você deve guardar com zelo para que seu progresso não seja prejudicado.

1 Seus objetivos para o futuro

Ao falar de seus planos futuros, pode ser que nem todas as pessoas compreendam a razão dos seus loucos sonhos. Talvez, o que ocorra é que se decepcione, porque as pessoas que você desejava que o apoiassem emocionalmente, não o façam, e outras tentarão ver cada pequeno detalhe pouco positivo para desanimá-lo.
Pode ser que não o façam com má intenção; no entanto, é melhor guardar para si seus propósitos e os surpreender quando virem o que você alcançou com seu esforço e perseverança.

2 Sua generosidade

O Evangelho de São Mateus, capítulo 6, versículo 3, diz: “Que não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”.
Advertisement
Não há necessidade de falar sobre os favores ou as boas obras que faz. A razão é simples, você não sabe onde estão os detratores disfarçados de amigos, e estes podem dizer que faz isso por vaidade ou por presumir que você tem mais do que precisa e por isso é generoso. Além disso, também pode ser visto como um ato de arrogância.

3 Seus problemas

Todos passamos por tempos difíceis. Quer se trate de problemas familiares, financeiros ou de saúde, o melhor é superá-los sem comentar com os mais próximos, ainda que se veja tentado a fazê-lo para desabafar.
A razão é que podem julgá-lo como uma pessoa que se queixa demais, e outros mais (invejosos) podem alegrar-se com suas dificuldades. Há uma virtude em saber suportar as provas em silêncio, e é o que lhe fará mais forte, resiliente e ver em si mesmo sua capacidade e força.

4 O quanto suporta as provas da vida

Este está ligado ao anterior. Se conta aos outros o quanto é capaz de enfrentar as provas da vida, não faltará quem o chame de presunçoso quando, na verdade, o que você deseja é apenas compartilhar suas experiências de vida.
Além disso, todos passamos por situações que nos levam a tirar o melhor de nós mesmos, ainda que isso passe despercebido para alguns.
Advertisement

5 Seu conhecimento espiritual

Isso pode ser desconfortável, ainda mais quando a pessoa com quem você compartilha suas crenças é alguém com um pensamento muito diferente do seu.
Não se esqueça de que não é por algo ser diferente, que é ruim; ou que a pessoa seja sua inimiga. Não tente mudar as pessoas, pois, se o fizer, será você quem será considerado invejoso; é só questão de aceitar, valorizar e aprender, todos podemos tirar o melhor das crenças dos outros.

6 Seu relacionamento

Há nisso um aspecto delicado. Alguns ficarão felizes porque você encontrou uma pessoa que ama e ela corresponde a você; no entanto, outros vão criticar ou cobiçar essa relação bonita que você tem.
Diariamente, acontecem casos de amigos que brigam pelo parceiro do outro, isto porque um não soube ser prudente e o outro não soube respeitar a amizade.
A lição é se esforçar e ajudar em silêncio. Ninguém será mais feliz do que você em conseguir o que se propôs em sua vida, mas lembre-se de ser prudente para não ter inimigos nem despertar maus sentimentos em quem lhe rodeia.
Advertisement
Toma un momento para compartir ...

0 comentários: