quarta-feira, 26 de março de 2014

New post on Mistérios do Mundo

Por que o gelo é escorregadio?

by Leonardo Ambrosio
Um século e meio de pesquisas científicas foram empenhados na tentativa de responder essa pergunta. É evidente que uma pequena camada de água líquida no topo de uma superfície de gelo a torna escorregadia. A mobilidade do fluido faz com que seja difícil caminhar sobre ele, mesmo que a camada seja fina. Mas não há consenso a respeito de por que o gelo, ao contrário da maioria dos outros sólidos, tem tal camada escorregadia.
Patins no gelo
Cientistas por muito tempo fundamentam que uma vez que a água tem a propriedade de ser menos densa como um sólido do que como um líquido, o seu ponto de fusão pode ser reduzido com o aumento da pressão. Embora isso seja verdade, até mesmo o par mais fino de patins aumenta o ponto de fusão por alguns graus. A teoria da pressão não se sustenta ao menos que o gelo já esteja 'pré-aquecido'.
Alguns estudos sugerem que o atrito de um sapato, patins ou um pneu em movimento produz o calor necessário para derreter o gelo por baixo. Mas e se o sapato não estiver se movendo? A segunda teoria propõe que o gelo inerentemente tem uma camada de fluido, provocada pelo movimento das moléculas de superfície que não têm nada acima para se ligar e, desta forma, movimentam-se na busca de estabilidade. A culpada pelo fato do gelo ser escorregadio pode ser uma combinação destas duas teorias. [LiveScience]
Leonardo Ambrosio | Março 26, 2014 às 10:49 am | URL: http://wp.me/p2di4I-6VA
Comment   See all comments

Nenhum comentário:

Postar um comentário