quinta-feira, 24 de maio de 2012


IVAN PINHEIRO ministra palestra em Imperatriz

Palestra  ministrada pelo Secretário Geral do PCB, IVAN PINHEIRO, em Imperatriz-MA, reuniu uma centena de militantes e lideranças do PCB e de partidos outros de esquerda, militantes e lideranças sindicais e populares, trabalhadores, estudantes e professores.


Ontem, terça-feira, dia 22 de maio de 2012, as 19h00min, no auditório da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão – Campus de Imperatriz), Ivan Pinheiro, Secretário Geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), agremiação político partidária mais antiga do Brasil, fez palestra sobre “Estratégia e tática na luta pelo socialismo”. Foi um evento bastante concorrido. Compôs a mesa o Professor Negreiros, Secretario de Organização estadual e Secretario Político do Comitê do PCB em Imperatriz e Aluízio Melo também do Comitê Municipal; o representante do PSTU Wilson Leite, o presidente do PSOL no Estado do Maranhão, Haroldo Sabóia e a representante do MST na região tocantina, a Sra. Vânia. Várias lideranças sindicais, representantes de associações de bairros e demais movimentos populares prestigiaram com suas presenças o evento.

Em sua palestra, o Secretário Geral do PCB enfatizou a atual “fase de reconstrução revolucionária do PCB”, caracterizando o Brasil como uma economia capitalista altamente desenvolvida o que não deixa dúvidas de que o principal objetivo estratégico é a luta pelo socialismo. Deixou claro o rompimento com   visões etapistas, nacional desenvolvimentistas, e outras que pregam a “humanização do capitalismo”. Enfatizou que Karl Marx percebeu que o capitalismo tem crises freqüentes, periódicas, oscilando entre crescimento econômico e estagnação, mas que a crise atual é uma crise sistêmica, é uma crise intestina do sistema capitalista onde particularmente a Zona do Euro e EUA, o eixo Imperialista, se contorce para encontrar meios de aumentar a taxa de valorização do capital. Isto repercute em todo o mundo, pois o imperialismo impõe a todos os países uma política de desregulamentação dos direitos dos trabalhadores com o objetivo de reduzir custos com a força de trabalho.

Mencionou que no atual estágio, há alguns países que estão ganhando com a crise, incluindo aí os chamados BRIC, (Brasil, Rússia, Índia e China) mais a África do Sul. Mas que em algum momento a crise também deve tingi-los, tornando a situação ainda mais dramática.


Em sua intervenção, o Secretário Geral do PCB Ivan Pinheiro definiu que o caminho a seguir pelos trabalhadores e todos os explorados é o caminho da revolução socialista, pois não há nenhuma reforma que possa salvar o capitalismo que só explora, oprime, gera insegurança, violência e sofrimento.

Fez ainda a abordagem de vários outros temas que explicitam a estratégia e tática definida pelo PCB em seu XIV Congresso e na Conferência ocorrida em 2011. Discorreu sobre o panorama da realidade brasileira e global, levantando alternativas que podem orientar o movimento dos trabalhadores e demais movimentos que lutam contra a exploração capitalista.

A visita de Ivan Pinheiro a Imperatriz teve ainda como objetivo reforçar o fortalecimento da atuação do PCB não só na região Sul do Maranhão, mas no Norte do Tocantins e Sul do Pará. Reforçar a atuação da legenda em torno do projeto nacional de levar esclarecimentos e conscientização à sociedade sobre o Projeto Político do Partido para todo o Brasil. O professor Negreiros, Secretário Político, afirma que a passagem de Ivan Pinheiro por Imperatriz foi marcante, prova disso a série de entrevistas em rádios e televisões; os debates objetivos e esclarecedores sobre assuntos mais diversos; analise de conjuntura internacional e nacional apresentada de modo preciso historicamente. O histórico do partido em seus 90 anos de existência no Brasil e a Reconstrução e Organização Revolucionaria a partir de uma avaliação autocrítica corajosa e sem disfarces; e uma analise de conjuntura local – Imperatriz, região e Maranhão – apresentada isenta de qualquer sentimentos emotivos, só confirma o quão importante e responsável política e historicamente foi a presença e as intervenções do Ivan Pinheiro em Imperatriz, conclui Negreiros.


A presença do Secretario Geral do PCB, Ivan Pinheiro, em Imperatriz-MA, foi organizada pelo Comitê-PCB de Imperatriz-MA. Além da palestra proferida à noite no auditório da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão - Campus Imperatriz), foi entrevistado por vários órgãos da imprensa local no período da manhã e à tarde fez reunião com militantes e dirigentes do partido no município e ainda com a presença de dirigentes do Comitê estadual do partido: Biné, Aneri e Josivaldo.


Resumo de Histórico 

Ivan Martins Pinheiro (
Rio de Janeiro, 18 de março de 1946) é um importante dirigente comunista brasileiro, atual Secretário Geral do PCB - Partido Comunista Brasileiro e candidato à Presidência da República pelo partido.
Iniciou sua atividade política ainda na adolescência no Colégio Pedro II, onde estudou entre 1957 e 1963, foi diretor do Grêmio Estudantil e sofreu sua primeira prisão devido ao ativismo político.
Em 1964, ano do golpe militar, ingressou na ainda Universidade do Estado da Guanabara UEG (atual Uerj) para cursar Direito. Nessa época aproximou-se do Movimento Revolucionário Oito de Outubro MR-8. Durante o curso foi diretor do Centro Acadêmico Luiz Carpenter (CALC). Dada a sua trajetória como diretor da entidade, atualmente a sede do Centro Acadêmico chama-se "Sala Ivan Martins Pinheiro".
 

Agenda

do Sr. IVAN PINHEIRO em Imperatriz para a
Palestra: Estratégia e Tática na Luta pelo Socialismo


Dia 21 de maio
Chegada: 23h10min – AEROPORTO DE IMPERATRIZ em vôo da TAM direto do Rio de Janeiro. (convidamos os Camaradas que compareçam ao Aeroporto para recepcionar e conduzi-lo ao Hotel Presidente).

Dia 22 de maio
Pela manhã visita a Imprensa local
– as 07h00min – entrevista no Jornal das 7h na TV difusora;
– as 08h00min – entrevista na Radio Nativa com Arimatéia Jr.;
– as 09h00min – entrevista na Radio Mirante com William Marinho;
– as 09h30min – entrevista ao programa Tribuna Livre com Aluízio Melo
– as 10h00min – entrevista à imprensa nas dependências da Câmara Municipal
– as 11h00min – gravação de entrevista para a BAND e TV Capital, Conor;
– as 12h30min – Almoço (Definir local)

À tarde
– as 15h00min às 17h00 – Reunião com todos os militantes do partido;
– as 17h00min às 18h00min – Reunião com o Comitê Estadual e Comitê Municipal.

À noite
– PALESTRA ÀS 19h00min – Mesa composta por 3 militantes para organizar a palestra;
– das 19h00min às 19h10min – Apresentação do palestrante Ivan Pinheiro; - por Negreiros
– das 19h10min às 19:20min – Apresentação do P C B; - por Joberval ou Bené
– das 19h20min às 19h25min – Mesa registra a presença das lideranças;
– das 19h25min às 20h10min – Palestra: Estratégia e Tática na Luta pelo Socialismo;
– das 20h10min às 21h00min – palavra de 3min de 11 convidados.

CONVIDADOS: MST, SINDSAUDE, Associação Vila Vitória, Associação Sol Nascente, Movimento de Renovação do Grande Santa Rita, PSOL, PSTU, Cooperativas, DCE-UEMA, AIRT, Sindicato Professores Imperatriz, SIPROESEMA-ITZ, Sindicato Bancários, MCP, Representante do Sindicato dos motoristas: Cícero Melo.

– das 21h00min às 21h40min – Ivan Pinheiro responde às perguntas feitas por escrito da platéia;
– das 21h40min às 21h50min agradecimentos da mesa;
– das 22h00min às 23h00min – Jantar com membros do Comitê Regional e Comitê Municipal.

DE IMPERATRIZ PARA O RIO DE JANEIRO Data: 23MAY - Saída: 07h18min - Vôo: JJ 3573 - Operado por TAM LINHAS AEREAS Aeronave: AIRBUS INDUSTRIE A320-100/200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário