A Invasão Cultural Norte-Americana - Destino Manifesto

O brasileiro não é brasileiro

Olá!!
Recomendo a te a leitura do livro: Invasão Cultural Norte-Americano, de Júlia Falivene Alves.
Te adianto que na proporção que fores lendo vais percebendo que o brasileiro não é brasileiro. No final da leitura terás descoberto que o brasileiro é mentalmente um zumbi fascista norte americano que acha que é brasileiro com a mente na America do norte.
Atitudes e comportamentos do brasileiro pró americano expõem o quanto ele não é brasileiro. Portanto, não é um fascista brasileiro. Isso é mais drástico do que se fosse o seu fascismo pelo o Brasil.
Queres um exemplo, quando o presidente agora eleito presta continência à bandeira norte americano.

Para uma compreensão mais clara, objetiva e didática recomendo a leitura e reflexão do livro - A invasão cultural norte-americana (resumo) – pode ser lido em meu blog – http://professornegreiros.blogspot.com.br/

A Invasão Cultural Norte-Americana - Destino Manifesto

A Invasão Cultural Norte-Americana - Neste livro, nosso cotidiano é analisado para denunciar como a identidade brasileira tem sofrido o impacto avassalador do estilo de vida ianque. Para tanto, a autora desvenda os aspectos ideológicos decorrentes dessa invasão nos mais diversos setores, como a língua portuguesa, as músicas, os brinquedos, a educação escolar, o lazer, a política, bem como a cultura enlatada veiculada pelo rádio, tevê, cinema e publicidade.

Segundo o livro a invasão cultural norte-americana pode ser comparada com a colonização Portuguesa, só que ela ocorreu de um modo muito mais suave. A partir da invasão ficamos carentes de passado, vazios de lembrança e culturalmente marginalizados, não sabemos o que fomos não temos consciência daquilo em que nos tornamos nem percebemos o quanto e como poderíamos ser diferentes.

As únicas pessoas que se beneficiam com essa invasão cultural dos EUA é a alta burguesia Brasileira que usufrui da ignorância do povo para com seu próprio passado.
Aos poucos fomos despersonalizados, coisificados, e passamos a nos contentar com as coisas ultrapassadas que já não tem mais nenhuma serventia para os americanos e aí então chegam ao mercado de consumo brasileiro. Conclusão: se aqui está lançando um MP4, lá eles já estão lançando um MP9.

Outros países também trouxeram um pouco de sua cultura para o Brasil, mas as mesmas não exerceram tanta influência sobre nós quanto a norte- americana. Afinal, o que nos leva a introduzir o inglês em nossa cultura tendo outros países mais próximos e que não exercem o mesmo valor lingüístico como a Espanha, por exemplo, O inglês no Brasil é com se fosse sua segunda língua e a única obrigatória nas escolas.

O Brasileiro não tem consciência plena de que essa imposição de hábitos, modas e valores se realiza por processos artificiais, beneficiando o capitalismo e o imperialismo norte-americanos e garantindo nosso alinhamento político aos EUA, tudo isso é fruto de um planejamento cuidadosamente elaborado pelo governo dos EUA, trata-se de uma penetração cultural essencialmente pacífica, porque não há utilização de força ou material bélico. Essa invasão anestesia a nossa razão e nos faz esquecer dos problemas reais do nosso país como fome, chacinas, corrupção, aliciamento de menores entre outras coisas.

Não há como escapar ainda que camuflados, os americanos estão em todas. …[…]…

Edemerson 10/02/2009
Explosivo!
Depois de lê-lo, sua cabeça nunca mais será a mesma, sua visão dos americanos e seu "still way of life" jamais será como antes. É impressionante saber como vivemos culturalmente na periferia das migalhas desse povo e como ainda aceitamos, gostamos e engolimos tudo que é lixo que nos é dado; e o pior é que aplaudimos como "macaquitos".

Niko Costa 27/12/2010
TODO BRASILEIRO DEVE LER!
Um livro muito bom e que todo brasileiro deveria ler. Após o termino do livro o que vc pensa sobre os EUA vai mudar bastante!

Vitor Saraiva 22/11/2014
O poder de destruição do imperialismo
A obra Invasão Cultural Norte Americana é especial pela clareza e objetividade com que o assunto é retratado. Particularmente, saí desse mergulho de informações e formação de criticidade com outra visão acerca do que somos hoje, do que o povo brasileiro é, e principalmente acerca da capacidade de destruição do imperialismo. Fomos e somos dominados, diariamente, descaradamente, em todos os lugares, de todas as formas pelos interesses de quem se julga superior a nós. Recomendo a leitura do livro. 

A invasão cultural Norte-Americana – Americanização

Posted on by webfonte

   Muito comentada, a tal “Americanização” tem seu lado bom e ruim. Com ela milhões de mudanças, no cotidiano, nas palavras, formas e necessidades. Mas sem ela, todo um avanço mundial, praticidade e facilidade de comunicação talvez não existissem.
     Diet – ao invés de “sem açucar”
     Light – ao invés de “leve”
     OK – ao invés de “tudo bem”
     Aids – ao invés de Sida! (Sindrome da Imuno-Deficiência Adquirida)
     A AMERICANIZAÇÃO é a definição da influência dos Estados Unidos sobre a cultura de outros países. Com ela, acabaram-se as peculiaridades das línguas locais, assim fazendo com que elas caminhassem para se tornar praticamente uma linguagem universal. 
    Apesar de facilitar a comunicação internacional, as línguas originais se perdem, trazendo certo empobrecimento que a assimilação do estrangeirismo causa nas línguas. 
 globalizacao1
     Lan House, Self-Service, Jeans, McDonalds, Coca-Cola, CDs, DVDs, Long-neck, Test-drive, Delivery, Drive-Thru, Big Brother, Insul-film, fast-food, hot-dog, telemarketing, air bag, Orkut, web, internet;
      Estas são apenas algumas das palavras com que hoje convivemos diariamente, trazidas de fora e que já adotamos. 
globalizacao2
      Mas afinal, quais são as vantagens e desvantagens da Americanização para nós?
      Já é fato que o mundo de hoje está globalizado e agora está caminhando para um nível mais alto, a Internacionalização, que nada mais é do que a adaptação/desenvolvimento de um produto em geral softwares de computadores, para uma língua e cultura de um país. Com ela, são conquistados novos mercados e conhecimentos vindos de outros países e suas culturas.
      A internacionalização de um produto não fabrica o produto novamente, somente adapta as mensagens do sistema à língua e à cultura locais. Isto é importante porque permite que o desenvolvedor de software respeite as particularidades de cada língua e cultura de cada país.” (http://pt.wikipedia.org).
      Acaba sendo até engraçado. Pois com a globalização nos adaptamos a uma cultura que não era nossa e adotamos um palavreado americanizado. E agora com este novo conceito – Internacionalização, a pós globalização, a nova busca é exatamente conhecer, respeitar e preservar a cultura dos outros países.
     A globalização é, em partes um mal necessário e também, sem volta.
     Dentre seus males, nos deparamos com o termo “Fast-food”, por exemplo, que significa “comida rápida”, e que já faz parte, agora, mais do que nunca do nosso cotidiano. Exatamente por ser servida rápida, é sucesso e mania principalmente entre os jovens em todo o mundo.
    Vinda dos Estados Unidos, esta mania saborosa traz problemas que tem somente aumentado nos dias de hoje, tendo como seu problema principal a obesidade, seguindo pelo colesterol alto, diabetes, câncer e diversas outras anomalias. O Fast Food é um dos maiores criadores de doença do mundo moderno.
    Assim concluindo,
    “Em dias tão globalizados como os nossos é praticamente impossível evitar a entrada de tais expressões no cotidiano dos povos e nações.
    O mundo moderno e globalizado reduziu distâncias e facilitou o contato entre os povos, permitindo uma maior e mais rápida interação, onde valores, hábitos e expressões cotidianos são constantemente compartilhados. Mas vale frisar que os valores e expressões que mais circulam e, por conseguinte, se impõe são justamente aqueles oriundos de nações que também se impõe cultural e economicamente sobre outras. Fato que explicaria a universalização e/ou imposição da língua norte-americana no mundo hoje.
    Toda essa invasão cultural pode ser recebida de braços abertos em prol da própria construção e evolução da língua. Todavia aos excessos, convém cautela. Pois, a mesma globalização que une povos e reduz distâncias pode, mesmo que sutilmente, homogeneizar culturas, levando a padronização de hábitos, costumes e expressões lingüísticas. E assim gradual e paulatinamente degenerar a identidade cultural de um povo: interferindo ou sucumbindo por definitivo sua memória e/ou seu Legado lingüístico cultural.”
(“Estrangerismo: Enriquecimento cultural ou invasão impestinente?”, Por leideane
valadares – 25/01/2009)

    Outros textos recomendados:
       – Americanização
       – O aspecto social da tv
       – Americanização em pauta
* Pamela Bianca Desideri dos Santos, 22 anos, Webdesigner, é estudante do Curso Superior de Tecnologia em Webdesign, na Universidade Paulista – Campus Swift em Campinas. Este artigo foi escrito para a disciplina Ética e Legislação na Comunicação, lecionada pelo prof. Arnaldo Silva.


A Invasão Cultural Norte-Americana: um verdadeiro manifesto antropofágico de alto teor crítico multifacetado Tweet

Nota 5/5
A Invasão Cultural Norte-Americana
Será que os diferentes povos que compõe essa aldeia global conseguirão manter, daqui para frente, a riqueza contida em suas diversidades culturais? Ou será que o atual processo de mundialização da cultura norte-americana deixará todos eles com a mesma cara dos USA? O que acontecerá com a cultura brasileira, se até agora ainda estamos construindo nossa própria identidade cultural?

Para responder a essas perguntas, a autora Júlia Falivene Alves transforma seu livro, A Invasão Cultural Norte-Americana (Editora Moderna, 2004), em um verdadeiro manifesto antropofágico [cultura comendo cultura], sem ufanismos e com alto teor crítico multifacetado. A autora percorre as variáveis que compõe a cultura brasileira, denunciando as conseqüências da invasão cultural norte-americana no Brasil.

O mais grave nesse manifesto é a característica subliminar da invasão. Como se fosse um vírus, infiltrado dentro de nossas mentes. São invasores invisíveis, confundem-se com nossos valores, nossas crenças e nosso estilo de vida. Os invasores estão em nosso tênis (Nike), em nosso som (Punk Rock), são nossos ídolos (Nirvana), estão nos filmes (Star Wars), na nossa comida (McDonald's), na nossa bebida (Coca-Cola), nos nossos apelidos (baby), nos desenhos animados (Scooby-Doo), nos nossos sonhos (Hawaí), enfim. Indubitavelmente somos hospedeiros culturais made in USA.

O livro A Invasão Cultural Norte-Americana, percorre a história buscando a origem da doença. A autora mostra que desde o início de nossa industrialização, somos mantidos por capital estrangeiro, principalmente americano. O imperialismo americano mostra-se na desigualdade do intercâmbio econômico, na qual o Brasil é mero fornecedor de matérias-primas e alimentos e importador de manufaturados, tecnologia e capitais dos Estados Unidos.

Os USA tem o poder de influir sobre os assuntos de interesse público no Brasil, opondo-se e interferindo nas tentativas de emancipação que porventura possam ocorrer, usando para isso tanto pressões diplomáticas, sanções econômicas e campanhas publicitárias, como ainda operações secretas e intervenções militares.

Segundo a autora, "durante a ditadura militar, a TV brasileira se transformaria em anestésico e analgésico socioculturais. Em decorrência, surgiam ante nosso olhos 'dois Brasis': um que a gente de fato vivia, e outro, que a gente apenas 'televia'. Entender como programas e anúncios publicitários televisivos nos manipularam naquele período é meio caminho para nos livrarmos de possíveis manipulações nos dias de hoje".

A autora cita como exemplo a Rede Globo. A emissora foi criada a partir do capital americano através de um consórcio de US$ 5 milhões com o grupo Time-Life. Inclusive nessa época foi aberta uma CPI para averiguar esse misterioso contrato. A CPI concluiu que o acordo infringia preceitos constitucionais, que proibiam a participação de estrangeiros na orientação intelectual e administrativa da TV brasileira. No governo militar de Costa e Silva (1967-1969), o caso foi arquivado.

Gilberto Gil, em seu discurso de posse como ministro do governo Lula, disse:
A multiplicidade cultural brasileira é um fato. Paradoxalmente, a nossa unidade de cultura – unidade básica, abrangente e profunda – também. Em verdade, podemos mesmo dizer que a diversidade interna é, hoje, um dos nossos traços identitários mais nítidos. É o que faz com que um habitante da favela carioca, vinculado ao samba e à macumba, e um caboclo amazônico, cultivando carimbós e encantados sintam-se – e, de fato, sejam – igualmente brasileiros. Como bem disse Agostinho da Silva, o Brasil não é o país do isto ou aquilo, mas o país do isto e aquilo. Somos um povo mestiço que vem criando, ao longo dos séculos, uma cultura essencialmente sincrética. Uma cultura diversificada, plural – mas que é como um verbo conjugado por essa pessoas diversas, em tempos e modos distintos. Porque, ao mesmo tempo, essa cultura é una: cultura tropical sincrética tecida ao abrigo e à luz da língua portuguesa.
Viva a cultura brasileira! Viva a produção nacional! Viva o novo! Viva o inédito!

O livro A Invasão Cultural Norte-Americana é fruto de um estudo amparado por números e fatos que comprovam o colonialismo cultural que o Brasil se submete aos Estados Unidos. É um livro, é um manifesto, é uma luz que se acende nesse mar de penumbra cultural.

Outras resenhas sobre o assunto:

Daniel Castelo Branco


Destino Manifesto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/12/American_progress.JPG/400px-American_progress.JPG
Esta pintura (cerca de 1872) de John Gast chamada de Progresso Americano é uma representação alegórica do Destino Manifesto. Na cena, uma mulher angelical, algumas vezes identificada como Colúmbia, (uma personificação dos Estados Unidos do século XIX), segurando um livro escolar, leva a civilização para o oeste, com colonos americanos, prendendo cabos telegráficos, por outro lado, povos nativos e animais selvagens são afugentados.
O Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para civilizar a América, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América não poderiam ser colonizados por países europeus, mas deveriam governar a si próprios.
"Be strong while having slaves", frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os Estados Unidos eram o melhor país do mundo, virando essas pessoas até contra seus países de origem.
O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico 1
As doutrinas do Destino Manifesto foram usadas explicitamente pelo governo e pela mídia norte-americana durante a década de 1840, até a compra de Gadsden (sendo também inclusa a compra do Alasca por alguns historiadores), como justificativa do expansionismo norte-americano na América do Norte. O uso formal destas doutrinas deixou de ser utilizado oficialmente desde a década de 1850 até o final da década de 1880, quando foi então revivido, e passou a ser usado novamente por políticos norte-americanos como uma justificativa para o expansionismo norte-americano fora da América. Após isto, o uso da ideologia do Destino Manifesto deixou de ser empregado explicitamente pela mídia e por políticos em geral, embora alguns especialistas acreditem que certas doutrinas do Destino Manifesto tenham, desde então, influenciado muito as ideologias e as doutrinas imperialistas norte-americanas até os dias atuais 1 .
O presidente James Buchanan, no discurso de sua posse em 1857 deixou bem claro a determinação do domínio norte-americano:
Da mesma forma, o candidato à presidência daquele país, Mitt Romney, que afirma-se mais um homem de negócios do um estadista, no discurso de abertura de sua campanha, em 2012, disse: "Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os Estados Unidos não estão destinados a ser apenas um dos vários poderes globais em equilíbrio. Os Estados Unidos devem conduzir o mundo ou outros o farão."

Índice

Origem da frase

A frase foi criada pelo jornalista Nova Iorquino John L. O'Sullivan em sua revista Democratic Review. Em um ensaio intitulado "Annexation", no qual exigia dos EUA a admitir a República do Texas na União.
O'Sullivan escreveu:
"Nosso destino manifesto atribuído pela Providência Divina para cobrir o continente para o livre desenvolvimento de nossa raça que se multiplica aos milhões anualmente."
O Texas se tornou um estado estadunidense logo após, mas a frase de O'Sullivan utilizada pela primeira vez atraiu pouca atenção.
Na segunda vez em que utilizou a citação, numa coluna do New York Morning News de 27 de Fevereiro de 1845, O'Sullivan tratava sobre o avanço das disputas de fronteiras com a Grã-Bretanha, onde afirmou que os Estados Unidos tinham o direito de reivindicar "o Oregon inteiro":
And that claim is by the right of our manifest destiny to overspread and to possess the whole of the continent which Providence has given us for the development of the great experiment of liberty and federated self-government entrusted to us. [E esta reivindicação é parte de nosso "destino manifesto" de avançar e possuir todo o continente que a Providência nos concedeu pelo desenvolvimento da grande experiência a nós confiada da liberdade e do auto-governo federalista.]
Isto é, O'Sullivan acreditava que Deus ("a Divina Providência") tinha dado aos Estados Unidos a missão de expandir a democracia republicana ("the great experiment of liberty" - "O grande experimento de liberdade") por toda América do Norte.
Devido a Grã-Bretanha não utilizar Oregon com propósitos de expansão da democracia, acreditava o jornalista, a reivindicação do território pelos britânicos poderia ser desconsiderada.
O'Sullivan acreditava que o Destino Manifesto era um ideal moral (uma "lei superior") que se sobrepunha a outras considerações, incluindo leis e acordos internacionais.

O extermínio dos povos indígenas na América do Norte

No início de sua história, os Estados Unidos eram formados pelas Treze Colônias. Ao se libertar da Inglaterra, houve a necessidade da expansão para o Sul e para o Oeste. O comércio e a indústria estavam crescendo rapidamente, havendo portanto a necessidade de aumentar os seus limites de atuação.
Ao passar do tempo, iniciou um sentido maior de patriotismo no povo das treze colônias. O avanço pelo continente gerou muitas batalhas contra os índios americanos. Nestas batalhas, foram exterminadas muitas nações indígenas que viviam há milhares de anos naquelas terras. Cada vez que havia uma vitória contra o inimigo, firmava-se um sentimento de superioridade sobre os outros povos. Realimentando o sentimento expansionista 1 .
Nesse contexto, pode-se citar Benjamin Franklin quando dizia: "Se faz parte dos desígnios da Providência extirpar esses selvagens para abrir espaço aos cultivadores da terra, parece-me oportuno que o rum seja o instrumento apropriado. Ele já aniquilou todas as tribos que antes habitavam a costa"2

O sentimento de superioridade racial

Esta superioridade acabou se transformando com o tempo na ideologia do Destino Manifesto, que se realimentou e gerando uma ideia fixa da pré-destinação dos norte americanos da época sobre os outros povos americanos descendentes de indígenas, hispânicos, e escravos negros. Capítulo à parte era o sentimento de superioridade racial dos norte americanos sobre os negros - estes, segundo muitos estudiosos da época, eram considerados um elo entre os animais e os seres humanos 1 .

A América para os americanos

Em 1821 o senador por Massachusetts, Edward Everett, demonstrando o pensamento estadunidense sobre os seus vizinhos da América Latina declarou: (sic)..."Nem com todos os tratados que possamos fazer, nem com todo o dinheiro que emprestarmos, poderemos transformar seus Bolívares em Washington".
Quando os norte americanos referem-se a si mesmos como americanos somente repetem a frase mais conhecida do presidente James Monroe, proferida no congresso estadunidense em 1823: "A América para os americanos". o contexto se referia à interferência européia nas então colônias em fase de independência nas Américas. No início do século XX, durante a política do Big Stick de Theodore Roosevelt, foi adotado sentido imperialista conhecido como "Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe", consistia em considerar "América para os norte americanos".
A doutrina Monroe consistiu basicamente em três questões:
  • A não intervenção nos assuntos internos da América por países europeus.
  • A não criação de novas colônias por países europeus na América.
  • A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias 1 .

A invasão do Texas

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/85/Territorial_Expansion_of_the_United_States_since_1803.jpg/400px-Territorial_Expansion_of_the_United_States_since_1803.jpg
Mapa mostrando a expansão dos Estados Unidos de 1803 a 1912
Entre 1820 e 1830, os norte americanos começaram a invadir lentamente o território do Texas que pertencia à República do México, era uma invasão benigna através da compra de terras, muito baratas. Ao entrar em território mexicano, grandes latifundiários levaram consigo as oligarquias e o trabalho escravo (O comportamento era muito parecido com o coronelismo). No México não havia escravatura, pois era proibida pela Constituição. Em 1835, o governo mexicano aprovou a Constituição Centralista Mexicana, reforçando a proibição da escravidão em território daquele país. Os grandes oligarcas norte americanos donos daquelas terras financiaram então uma revolução e proclamaram a independência do Texas em 1836. Formou-se então a República da Estrela Solitária, que passou a ser um protetorado dos Estados Unidos.

A República do Texas

Tão logo foi reconhecida a independência da República do Texas pelos norte americanos, fez-se um pedido formal de anexação à nação vizinha, sob a alegação de que os laços raciais do povo texano eram muito mais estreitos com os Estados Unidos do que com o México. Desta forma, em 1845, o Texas foi anexado ao território estadunidense.
Segundo informações coletadas da Biblioteca do Congresso estadunidense, que após da libertação do Texas, o povo mexicano da região de fronteira era muito violento, aumentando o índice de criminalidade. Foram necessárias portanto, medidas drásticas de contenção contra os criminosos e bandos de bandidos hispano-americanos.

A Guerra do México e a anexação dos territórios Califórnia, Novo México, Nevada, Arizona e Utah

Estas medidas de contenção do banditismo geraram muitos desentendimentos entre os dois países. Em 1846, houve um conflito de fronteira entre os Estados Unidos e o México. Os norte americanos acabaram declarando guerra ao país vizinho invadindo seu território e "libertando" a Califórnia, Novo México, Nevada, Arizona e Utah.
Metade do território mexicano foi perdida para os Estados Unidos, e grande parte do povo latino da região, ou foi morto, ou expulso para o que restou do México.

Abertura forçada do mercado do Japão

Em 1853 uma esquadra estadunidense força os japoneses à abertura das fronteiras e seus mercados aos Estados Unidos.

A invasão da Nicarágua

Em 1855 o mercenário William Walker desembarcou e atacou a Nicarágua dominando o país declarando-se presidente. Fazendeiros sulistas norte americanos imediatamente fundaram oligarquias na região. Walker porém foi derrotado e fuzilado em Honduras. Muitos dos fazendeiros tiveram que retornar aos Estados Unidos falidos e doentes.

John O'Sullivan e "O destino manifesto"

Em 1857, o jornalista estadunidense John O'Sullivan declarou que: (sic)...seria intolerável que prejudicassem nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização do nosso "Destino Manifesto", que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que anos após anos se multiplicam...

Influência sobre a Teoria do Espaço Vital (Lebensraum em alemão)

O Geógrafo alemão Friedrich Ratzel visitou a América do Norte no início de 18733 e se impressionou com a doutrina do Destino Manifesto nos EUA4 . Ratzel simpatizava com os resultados do "Destino Manifesto", mas ele nunca usou o termo. Em vez disso, ele contou com a Tese da Fronteira de Frederick Jackson Turner5 . Ratzel promoveu colônias ultramarinas para a Alemanha, na Ásia e África, mas não uma expansão em terras eslavas6 . Depois alguns alemães reinterpretaram Ratzel para defender o direito do raça alemã de expandir na Europa, essa noção foi mais tarde incorporada na ideologia nazista4 . Harriet Wanklyn argumenta que os políticos distorceram a teoria de Ratzel para objetivos políticos7 .

A guerra contra a Espanha e a invasão dos territórios hispânicos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Guerra Hispano-Americana
Em 1898, com a explosão de um navio estadunidense chamado Maine em Cuba, os EUA declaram a guerra contra a Espanha, os territórios espanhóis no Caribe e no Pacífico foram invadidos. Cuba permaneceu ocupada até 1902, sendo liberada pelos norte americanos depois da aprovação da emenda Platt. A emenda Platt era uma lei que dava direito aos norte americanos de invadir Cuba a qualquer momento em que interesses dos Estados Unidos fossem ameaçados. Esta lei permaneceu mantendo Cuba um protetorado estadunidense até 1933.

A anexação do Hawaii

Em 1898 o congresso estadunidense aprova a anexação das Ilhas do Havaí.

A Conferência Pan-americana

Em 1890, aconteceu a primeira Conferência Pan-americana. Esta propunha uma moeda comum no continente americano, o dólar, uma união aduaneira, um conselho de arbitragem de conflitos militares e econômicos em Washington, além de cobrança de tributos de proteção. O Brasil e a Argentina se opuseram, receberam retaliações econômicas do bloco liderado pelos norte americanos. Contra o Brasil, a principal retaliação foi o encerramento da importação do látex, contra a Argentina, a importação de gado e de trigo.

Roosevelt e o Big Stick

Em 1901 Theodore Roosevelt assumiu a presidência dos Estados Unidos, sua máxima era (sic)...Fale suave, mas tenha nas mãos um grande porrete que será bastante útil..., esta foi chamada da política do Big Stick. Seguindo esta orientação, sob os mais diversos pretextos os Estados Unidos ocuparam em nome da democracia Cuba entre 1906 a 1909, em 1912 e 1917 a 1922, o Haiti entre 1915 a 1934, a República Dominicana entre 1916 e 1924 e a Nicarágua entre 1909 a 1910 e 1912 a 1933.

O Canal do Panamá e a liberdade do povo panamenho

A região do Canal do Panamá pertencia à Colômbia, por uma questão de soberania os colombianos não aceitaram a proposta estadunidense da construção de um canal em seu território. Em 1903, o Senado da Colômbia negou-se a ratificar o Tratado de Hay-Herrán, que estabeleceria o arrendamento aos Estados Unidos de uma faixa de território do istmo do Panamá para construírem um canal e ter seu uso exclusivo por 100 anos. Como conseqüência os Estados Unidos insuflaram uma guerra separatista na região. Depois da intervenção de tropas estadunidense foi criado o Panamá, país que ficou sob o protetorado dos norte americanos. Em troca foi cedida a região para a construção do canal e o direito de explorá-la para sempre pelos norte americanos. Em meados de 1975, sob muita pressão internacional, e depois de muitos anos de negociações, os Estados Unidos aceitaram entregar o canal para o Panamá em 1999.

Os donos do Brasil

Todos os países da América sofreram em maior ou menor grau o efeito da doutrina do Destino Manifesto. Ora com intervenções militares, ora econômicas, políticas ou ideológicas. No Brasil também houve o domínio e compra de muitas terras gerando gigantescos oligopólios e a compra de companhias brasileiras por muitos empresários norte-americanos do início do século XX até a década de cinqüenta do mesmo século. Grande parte das atividades de extrativistas, construção de estradas de ferro, rodovias, mineração, geração de energia elétrica, águas e esgotos, transportes, indústrias de papel, metalúrgicas, mecânicas, navais entre outras, pertenciam àqueles grupos.

Percival Farquhar

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Percival Farquhar
De todos que vieram ao Brasil, o mais conhecido foi o norte-americano Percival Farquhar, o dono da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que ficou mais conhecida como a Ferrovia do Diabo, em cuja construção morreram muitos milhares de trabalhadores que viviam na selva amazônica sob as mais precárias condições de trabalho sub-humano e semi-escravidão. Em todo Brasil o senhor Farquar tinha suas indústrias voltadas quase que unicamente para o extrativismo vegetal e mineral. No Sul do Brasil no Estado Paraná, a empresa colonizadora pertencente ao empresário derrubou e enviou documentados mais de 250 milhões de pinheiros, estima-se que somada ao envio ilegal, a remessa chegou na ordem de 750 milhões de pinheiros, praticamente extinguindo toda a fauna e flora dependente das florestas de araucárias do Estado. No Estado de Santa Catarina a cifra ultrapassou à casa de 800 milhões de árvores retiradas com a conseqüente destruição da fauna e flora. Para remeter toda esta madeira para os Estados Unidos foram construídos milhares de quilômetros de estradas de ferro, no interior do Paraná e Santa Catarina. Quem pagou a construção destas ferrovias para uso particular do grupo norte-americano, foi o Governo Brasileiro. Uma das conseqüências das mazelas de uma de suas empresas, a Southern Brazil Lumber & Colonization Company foi a Guerra do Contestado, após a demissão de milhares de operários que haviam sido contratados para a construção da ferrovia.

América do Sul

Em todos os outros países da América do Sul, também houve a invasão benigna de empresas norte-americanas. Da Argentina foram levadas as mudas da Cola, da Bolívia, Colômbia, etc mudas de Coca, ambas destinadas à fabricação do refrigerante mais bebido do mundo 8 . Da Amazônia foram retiradas as mudas da Seringueira, além de muitos outros vegetais e minerais.

A conquista dos corações americanos

No final da década de 1930, seguindo sua doutrina do Destino Manifesto os Estados Unidos iniciaram sua fase de conquista dos "corações e mentes" da América (toda a América, não só a do norte). Começou a campanha de penetração cultural norte-americana ostensiva no Brasil e nos outros países americanos. O “american way of life” foi sendo introduzido gradativamente na sociedade latino-americana. No caso do Brasil, o plano era uma estratégia dos Estados Unidos para incentivar a solidariedade hemisférica de forma a enfrentar a influência do Eixo e consolidar-se como grande potência. O início da campanha foi a propagação através da propaganda dos "valores pan-americanos" , isto ocorreu durante as conferências interamericanas. Em agosto de 1940, foi criado o “Office of the Coordinator of Inter-American Affairs (OCIAA)” 9 , era um escritório chefiado pelo empresário Nelson Rockefeller vinculado ao Conselho de Defesa Nacional dos Estados Unidos.

Office of the Coordinator of Inter-American Affairs - OCIAA

As divisões da agência continham setores de relações culturais, comunicações, saúde, relações comercial e financeira 9 . Havia ainda diversas fundações dirigidas por senhoras de empresários americanos com a finalidade de filantropia e ajuda humanitária. Portanto, todas as atividades eram isentas de impostos e ainda recebiam dinheiro do governo brasileiro para atuarem em todo o território nacional. O OCIAA 9 , se subdividia em seções: música, cinema, imprensa, literatura, rádio, arte, finanças, exportação, problemas sanitários, transporte e educação infantil. O OCIAA atuou de forma ostensiva com o DIP 10 , principalmente nas pesquisas e implementação de técnicas para a criação de cartilhas escolares 9 .

O OCIAA na Imprensa e meios de comunicações brasileiros

Quando atuava nas áreas de informações e comunicações, a agência norte-americana veiculava na imprensa brasileira factóides favoráveis aos Estados Unidos. Difundiu no Brasil as técnicas mais modernas de manipulação comportamental mediante imagens agradáveis ligadas a tudo que era norte-americano 10 11
Difundiu por anos a impressão de que os produtos importados dos Estados Unidos faziam parte da moda e que produtos nacionais eram somente aceitos pela classe baixa da população, fomentou a diferenciação de classes e a criação de serviços de primeira classe para quem podia pagar e de segunda classe para quem não podia pagar 10 .
Este tipo de propaganda fez a classe média iniciar a onda consumista já no início da década de 1950, acelerando o comércio e a importação de produtos norte-americanos, principalmente automóveis e eletrodomésticos 10 .
Foram implantadas técnicas de publicidade no jornalismo nacional. Para isso era necessária a importação de equipamentos daquele país para transmissão e recepção de radiofotos, de forma a demonstrar a modernidade da imprensa norte-americana 10 .

A publicidade a serviço do domínio

Sob a coordenação do OCIAA, se iniciou uma campanha publicitária direcionada à classe média brasileira. Eram incentivados o luxo e o consumismo através das roupas caras e apetrechos de luxo de grande apelo popular 10 .
Os programas radiofônicos e as produções cinematográficas davam ênfase aos produtos de consumo, principalmente eletrodomésticos. A propaganda massificava a população e era largamente utilizada como um dos mais importantes instrumentos de propaganda da guerra 10 .
Programas de rádio transmitidos do território americano tinham penetração em todo o Brasil. O OCIAA através da rádio A Voz da América com suas antenas voltadas para o Brasil apresentava a cobertura em tempo real da guerra com slogans incitando aos brasileiros o quanto era bom ser "americano", há que se lembrar que brasileiros não são bem vindos em território americano 12
As transmissões divulgavam durante todo o tempo a cultura norte-americana, seus usos e costumes. Eram reforçadas as publicidades direcionadas principalmente à classe média e aos jovens de faixa etária entre vinte e cinco e trinta anos em programas radiofônicos.
Bons exemplos de propaganda de guerra foram programas como "O Brasil na Guerra", "A Família Borges" e "Barão Eixo".

O uso do cinema

Os filmes de ficção e documentários norte-americanos tinham o papel de difundir a ideologia e cultura dos Estados Unidos, para tal, OCIAA usava as indústrias cinematográficas de Hollywood 9 .
O OCIAA evitava mostrar para a América Latina em seus filmes os costumes norte-americanos que poderiam a vir a ofender os brios e o modo de vida latino 9 .
Exemplo típico foram os famosos foras da lei mexicanos, tão comuns nos filmes de bang-bang. Estes foram eliminados das produções de Hollywood para evitar mal-estar entre os latinos.
Outro exemplo comum utilizado até a atualidade que procura disfarçar a discriminação racial contra os negros e latinos, bastante comum nos Estados Unidos eram, e ainda continuam sendo os filmes policiais dirigidos para a América Hispânica e Brasil. Nos filmes os policiais negros são companheiros inseparáveis de policiais brancos.
No caso de filmes dirigidos e exportados para a Argentina, e outros países hispânicos evitavam ofender os brios e o machismo dos latino-americanos, enaltecendo a masculinidade e a feminilidade latinas.

Disney

A criação de personagens para fomentar a política de boa vizinhança continental foi muito utilizada sob o comando do OCIAA 9
Assim, os Estúdios Disney, criaram o papagaio Zé Carioca com a firme proposição de influenciar as crianças brasileiras em serem amigos das crianças norte-americanas, preparando as latinas para serem lideradas por aquelas no futuro 13 . O filme Alô Amigos demonstra bem a manipulação comportamental onde o "simpático e falador papagaio" enfatiza a amizade com o "nervoso e temperamental" Pato Donald, naturalmente a mensagem passada é que o papagaio aceita a liderança do pato em todas as ocasiões 14

A preparação para a invasão

Devido à grande quantidade de trabalhadores estrangeiros que morreram durante as construções de ferrovias e rodovias por empreiteiros norte-americanos no Brasil desde o início do século XX, o OCIAA sabia que existiam doenças tropicais no território nacional que matavam indivíduos que não tinham imunidade àquelas enfermidades.
As principais doenças pesquisadas "humanitariamente" foram a malária e a Febre amarela. Visando "ajudar" a população enferma brasileira no controle das doenças, o OCIAA iniciou um ostensivo programa de educação médica e treinamento de enfermeiros brasileiros e estrangeiros nas selvas brasileiras.
Embora negado, sabe-se que o objetivo principal não era obter a aprovação da população à atuação da agência no Brasil. O povo sertanejo em grande parte pois grande parte era e é imune às várias endemias que assolam as florestas do Brasil, na realidade as pesquisas iam muito mais além.
As forças armadas norte americanas precisavam preparar o terreno para a provável chegada e manutenção de suas tropas e empresas mineradoras em território brasileiro com a finalidade de extrair materiais estratégicos a serem fornecidos às suas indústrias bélicas. Todas as jazidas conhecidas então na América do Norte estavam sendo exploradas e muitas estavam se exaurindo. Conforme acertado nas negociações em que ocorreu o alinhamento brasileiro à política norte americana, o Brasil passaria a ser um protetorado daquele país na época da Segunda Guerra Mundial por não ter poderio bélico suficiente para se defender de um inimigo externo 10 .
Foram construídas então bases aéreas, navais, fábricas de armas, metalúrgicas e siderúrgicas com financiamento oferecido por banqueiros norte-americanos sob o aval do Ministério da Defesa daquele país. A única condição era que as "empresas" fundadas deveriam ser orientadas por empresas de consultoria norte-americana e que a tecnologia e insumos deveriam ser comprados dos norte-americanos 10 .
Foi acertado também que certas ligas metálicas e certos artefatos não poderiam ser construídos em território brasileiro para salvaguardar as patentes de produtos daquela nação. Foi este o motivo em parte do atraso do Brasil em produzir certas ligas de aço resistentes e de não produzir ligas metálicas nacionais para solda elétrica até a década de 1950.

Carmem Miranda, o Zé Carioca, Coca-cola, a obrigatoriedade do ensino do inglês nas escolas públicas e as fábricas de cigarros

A portuguesa Carmem Miranda naquela época se tornou o símbolo da cultura brasileira nos Estados Unidos. O papagaio Zé Carioca ajudou a construir o estereótipo do brasileiro simpático e malandro, não muito chegado ao trabalho 10 .
A poderosa Coca-Cola utilizando de propaganda maciça, principalmente no cinema, iniciou uma campanha lançando "modismos" como novas vestimentas, roupas de praia e banho para senhoras e senhoritas, dando ênfase às formas femininas e à sensualidade acabou por substituir o consumo pela classe média dos sucos naturais. A família brasileira deixou então de beber a limonada, a laranjada, o suco de melancia, o suco de abacaxi e demais sucos de frutas tropicais. Um detalhe importante era a ênfase dada pelo fabricante norte-americano de que sua bebida deveria ser consumida pelas "famílias de bem", dando margem subliminar de que os consumidores de sucos não eram "consumidores premium" 10 .
O ensino de línguas estrangeiras nas escolas brasileiras, a exemplo do latim, do francês e do espanhol, passou a ser desestimulados pelo governo brasileiro influenciado pela propaganda norte-americana 10 .
As escolas estaduais passaram a ser obrigadas pelas esferas federais a substituir o ensino de quaisquer idiomas pelo inglês. No Estado de Santa Catarina, de forte influência de colonização alemã, o uso da língua germânica pela população passou a ser proibido e punido com prisão. As escolas que ensinavam aquela língua passaram a ser fechadas caso não mudassem o ensino para o inglês 10 .
O idioma inglês passou já naquela época a ser considerado a língua de "pessoas cultas". Nas reuniões, era de bom tom se referir em diversas ocasiões em idioma inglês para as mais diversas situações. Eram consideradas "charmosas" as expressões: "Oh my God", "My baby", "My little bear", etc.
Nas escolas, principalmente nas "particulares", era moda o uso de roupas de corte norte-americano entre os adolescentes já no início da década de 1950 10 .
  • O vício do fumoiniciou sua caminhada pela publicidade dirigida a crianças através de pequenos "cigarros de chocolate" distribuídos nas escolas públicas. Era comum ver crianças de 6, 7 anos de idade na década de 1950 e 1960 sorvendo pequenas barras de chocolate idênticas aos cigarros que os adultos fumavam. As caixas onde eram acondicionados "os cigarrinhos de mentirinha" eram idênticas às carteiras dos cigarros verdadeiros. As crianças andavam às mãos de seus pais segurando os "cigarrinhos" da mesma forma que os adultos.
Nos "filmes de guerra" norte-americanos não eram raras as cenas de oferecimento de "cigarros americanos", inclusive entre os "inimigos" transmitindo assim a mensagem de que os "companheiros de vício" não tinham fronteiras.
Embora a venda e consumo de cigarros no Brasil tenha tido sua primeira onda na década de 1920, foi na época da Segunda Guerra Mundial que as grandes multinacionais do fumo norte-americanas (as européias seguiram a onda em seguida) tiveram uma verdadeira explosão das exportações do cigarro industrializado para o Brasil.
A aceitação do vício entre crianças e os adolescentes (além dos adultos) foi tão grande que as empresas se apressaram em construir novas fábricas no Brasil no final da década de 1940. As marcas Camel, Chesterfield, Pall Mall, Marlboro, Hollywood entre outras européias e norte-americanas tiveram no início da década de 1950 uma grande explosão de vendas. A população estava viciada em produtos norte-americanos.

O intervencionismo norte-americano contra o comunismo

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: Intervencionismo
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a conseqüente derrota do eixo, os Estados Unidos fizeram ser aprovada a Declaração de Solidariedade para a Preservação da Integridade Política dos Estados Americanos Contra a Intervenção do Comunismo Internacional, esta era a nova maneira dos norte-americanos continuarem sua presença nas Américas.

O comunismo

Agora era a vez do Comunismo; documento datado de março de 1954 afirmava que "(sic)...que o domínio ou controle das instituições políticas de qualquer Estado americano por parte do movimento internacional comunista, que tenha por resultado a extensão até o continente americano do sistema político de uma potência extracontinental, constituiria uma ameaça à soberania a à independência política dos Estados americanos, o que poria em perigo a paz da América".

Domínio político versus domínio econômico-financeiro

Porém tomando-se o intenso interesse de grandes grupos empresariais dos Estados Unidos em expandir suas empresas, por exemplo, na China, um país de governo comunista, pode-se concluir que, na verdade a pretensão de domínio mundial dos EUA não se dá na área política mas sim na esfera econômica. Ou de outra forma, o domínio do Estado através de subjugá-lo ao poder financeiro.
Dessa forma conseguiríamos entender o porquê de seu sistema eleitoral não tomar o voto como, ao mesmo tempo, um direito e um dever, como ocorre no Brasil, por exemplo. O voto, nos EUA, é facultativo às pessoas comuns. Se tomarmos o voto como expressão legítima de cidadania (não há como fugir do fato de que nós, as pessoas comuns, somos obrigatoriamente cidadãos de algum lugar e, ao mesmo tempo, temos o direito pleno a essa cidadania, conforme a Declaração dos Direitos Humanos), corromper essa natureza da cidadania, a saber, seu caráter a um tempo, de dever e de direito teria, como consequência, o estabelecimento da possibilidade da pessoa vir a ter o status de "quase-cidadão". Esse enfraquecimento da noção de cidadania aponta para o fato de que a noção de Estado, de Governo, nos EUA não é tão importante quanto a noção de poder econômico. O que legitimaria uma pessoa em sua cidadania estaria mais relacionado, dessa forma, a seu poder econômico e não à noção de existência nacional.

A eclosão de golpes por toda a América

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Magnifying_glass_01.svg/17px-Magnifying_glass_01.svg.pngVer artigo principal: The War on Democracy
Golpes militares começaram a derrubar presidentes dos vários países das Américas.15 Foi derrubado Jacobo Arbens na Guatemala, Vargas no Brasil, entre outros 16 .
Em 1962, Cuba foi excluída da OEA. Em 1964 com o apoio da Operação Brother Sam houve o Golpe Militar de 1964 no Brasil. Em seguida, diversos países da América Latina tiveram seus governos derrubados por golpes e contra-golpes 17
Devido a estes movimentos revolucionários e contra-revolucionários, os países da região perderam completamente o controle econômico, a região se transformou num caos, e as populações começaram a ser massacradas pelas mais diversas ditaduras militares 16 .

As economias implodidas

Na América do Sul, o empobrecimento real transformou economias de países em meras dívidas externas impagáveis
18 .
À cada revolução, golpe e contra-golpe, sempre havia "alguém" pronto para emprestar o dinheiro necessário à conquista da "liberdade democrática" .
Atrás disso vieram os empréstimos para o "desenvolvimento" dos países do bloco americano, estes se endividaram novamente e tiveram que contrair mais empréstimos para pagar as dívidas geradas pelos golpes. Necessitavam de novos e novos empréstimos para pagar os juros que explodiram com as "crises" internacionais, do petróleo, etc.
Com a queda da União Soviética, os norte-americanos continuaram acreditando na sua doutrina do destino manifesto. Agora como maior potência militar e econômica do Planeta iniciaram a aculturação de outras nações sob o pretexto de combater o "terrorismo internacional".

O século XXI

Iniciando o século XXI, aconteceu a tragédia dos ataques terroristas às torres gêmeas.
Os Estados Unidos se viram frágeis, pois jamais haviam recebido um ataque tão violento em seu território no próprio continente.
Sua resposta foi a invasão do Afeganistão e do Iraque. O custo financeiro, político e moral do povo norte-americano está sendo gigantesco, e está colocando em xeque a sua doutrina do destino manifesto 19

Bibliografia

Referências

·  Manifest Destiny: A Study of Nationalist Expansionism in American History. WEINBERG,Albert Katz. Ams Pr Inc; 1st AMS ed edition (June 1976), ISBN 9780404147068
·  ·  "Wrintings" (org.) J. A. Leo Lemay, Library of America, New York, 1987, p. 1.422 apud Losurdo, Domenico in Contra-História do Liberalismo, 2006, p. 30
·  ·  Mattelart, Armand. The Invention of Communication, pp. 212–216. University of Minnesota Press, 1996. ISBN 0-8166-2697-9
·  ·  Klinghoffer, Arthur Jay. The power of projections: how maps reflect global politics and history (O poder das projeções: como mapas refletem a política global e a história). Greenwood Publishing Group, 2006. ISBN 0-275-99135-0, p. 86.
·  ·  AAtlantic Monthly, janeiro 1895, pp. 124-128. "A German Appraisal of the United States" (Uma Avaliação Alemã dos Estados Unidos), em inglês, Página visitada em 17 de outubro de 2009
·  ·  Woodruff D. Smith, "Friedrich Ratzel and the Origins of Lebensraum",German Studies Review, vol. 3, No. 1 (fevereiro de 1980), pp. 51-68 JSTOR
·  ·  Wanklyn Harriet, Friedrich Ratzel: A Biographical Memoir and Bibliography(1961), pp 36-40
·  ·  (em inglês) IMDB - Documentário The War on Democracy. Acessado em 19 de Maio de 2010.
  1. ·  STIGLIZ, Joseph e BILMES, Linda. The three trillion dollar war The cost of the Iraq and Afghanistan conflicts have grown to staggering proportions London: The Times, 23 de fevereiro de 2008
·         http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/01/A_coloured_voting_box.svg/25px-A_coloured_voting_box.svg.pngPortal da política


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