Colunista: 

domingo, 22 de março de 2015

Breve Histórico da Manipulação Política.



Aviso: 
Se você é sensível, NÃO veja isso!
...É só continuar lendo...



      Dá trabalho ser politizado , especialmente em tempos em que a mídia forja factóides diários, instaura tempos de mentiras e consolida o quarto poder : o seu poder.
     Para se falar por aí de política é  preciso informar-se  em fontes diferentes , checar a confiabilidade destas , interpretar o mundo que nos cerca com alguma isenção e autonomia. Porém , poucos conseguem fazer isso . Mas , como política, sexo e religião são os assuntos de sempre,dificilmente uma pessoa consegue abster-se de fazer aquele comentariozinho no ônibus , no trabalho , na rua  e cometer o seu ridiculozinho diário ...  E é assim que se é bombardeado o tempo todo por um politiquês que beira a imbecilidade . Seria realmente cômico se não fosse de fato trágico , ouvir pessoas denegrindo imagens  e  imputando crimes, por exemplo ,  à presidência , sem nem ao menos saber se aquele ato caberia à presidência ou à câmara ou ao senado...  ...e isso para dizer o mínimo, embora não haja inocentes na política. A primeira vontade é sempre de rir..........e de chorar em seguida, ao ver tanta  indignação  encenada e teleguiada  sem argumentos reais, fatos concretos ou conhecimentos históricos.



     A história é cíclica, dizem os historiadores, e  devemos aprender as lições que ela deixa no tempo. Será?


     No âmbito internacional , um baixinho de bigode ridículo conseguiu levar uma nação inteira à tentativa de genocídio de uma raça com seu aparato midiático, veiculando propagandas  antissemitas  com slogans  do tipo:  “Morte aos Judeus ! ”, entre outras ações absurdas , é claro.   



     Goebbels , ministro da propaganda do Reich ,exercia o controle pleno sobre os meios de comunicação, artes e informação na Alemanha. Ele utilizava as modernas técnicas de propaganda  para preparar, ideologicamente, o povo alemão para uma guerra agressiva.  E assim, ao final e ao cabo , toda uma população passou a achar natural matar judeus em nome de uma suposta supremacia ariana.

Veja mais em:



Publicitários ontem, 98 % da imprensa hoje !


      Aqui , em terras tupiniquins , pegando apenas um único exemplo pontual, em 30  de  março de  1964 , o   adido militar estadunidense no Brasil ,   coronel  Vernon  A. Walters, telegrafou à Casa Branca , confirmando que havia se encontrado com o general Ulhoa Cintra naquela madrugada. Este lhe informou de uma reunião em que generais do Exército Brasileiro , apoiados pela CIA, articulavam um golpe contra João Goulart (Jango), presidente  democraticamente  eleito.


      Por simplesmente ser um candidato vindo de um partido trabalhista (PTB) , ligado ao sindicato dos trabalhadores e com propósitos de reforma , a oposição e os militares tentaram , primeiro fazer com que ele não assumisse (acusando-o de comunista...) e depois , golpe e morte..........oooppssss !!!  Estamos vendo um filme parecido, requentado pela história ? !!

        Veja isto : 



(...)

 Qualquer semelhança com estes nossos tempos , mera coincidência ?


     Transcrições de conversas - hoje tornadas públicas- entre o embaixador estadunidense no Brasil, Lincoln Gordon, e o governo dos EUA,  mostram que o presidente Lyndon Johnson autorizou um material logístico para apoiar um golpe secundário da rebelião como parte da Operação Brother Sam . Nestes telegramas, Gordon reconhece também o envolvimento dos EUA no  apoio encoberto para manifestações de rua pró-democracia ... (...ooppsss !!  Isso lhe parece coincidência ? Tolinhos!...)e incentivo  do sentimento democrático e anti-comunista no Congresso (ontem anti-comunismo,hoje anti ...), nas forças armadas, no ambiente de trabalho (já vi esse filme...)e grupos de estudantes, igrejas , nas empresas ...(que novidade!) E ainda, que ele poderia pedir um modesto financiamento($$) suplementar para outros programas de ações  encobertas (golpes....3º turno...) em um futuro próximo. 



E então , o que lhe parece? Aprendemos alguma coisa com a história ?
      

(...)



Justificativas dos militares para o golpe :
(lembrando que golpe é sempre um atentado à democracia !)

De acordo com relatos publicados pelo Departamento de Documentação Histórica da Fundação Getúlio Vargas :


·         (sic ) “… Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina militar e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasi”..
Obs.: para se justificar um golpe e fazer com que a população não só acredite como aceite , é necessário forjar um motivo que “pareça” justo.

·         “...Uma ideia fundamental para os golpistas era que a principal ameaça à ordem capitalista e à segurança do país não viria de fora, através de uma guerra tradicional contra exércitos estrangeiros; ela viria de dentro do próprio país, através de brasileiros que atuariam como "inimigos internos" – para usar uma expressão da época”.

Obs.: fica mais fácil manipular uma nação inteira ( ...até os EUA fazem isso com sua população...) quando se consegue criar um(uns)  INIMIGO(S) da nação , forjando-se assim um forte sentimento de patriotismo (... Hitler  e seu ministro da propaganda ,Goebbels , usaram bastante esta prática e , assim , mataram judeus com o aval da população... ).

·         “...Esses "inimigos internos" procurariam implantar o comunismo no país pela via revolucionária, através da "subversão" da ordem existente – daí serem chamados pelos militares de "subversivos”.

Obs.: é vital para a aceitação popular  , emplacar um nome sugestivo, que incite as massas à revolta , à indignação , diante de apenas uma mera menção deste: “subversivos".........................”propinoduto”................

*Aqui, vale um parêntesis: ...não estou dizendo que não há corrupção na Petrobrás. Apenas estou chamando a atenção para a manobra dos fatos que, de tão distorcidos, ninguém mais vê que o que  deu início à corrupção que hoje continua na Petrobrás foi o Decreto  Nº 2745/98 , de Fernando Henrique Cardoso , desobrigando a  Petrobras de seguir a Lei das Licitações, abrindo um caminho sem volta à corrupção dentro da estatal. 


Veja mais em:


http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/decreto-de-fhc-desobrigou-petrobras-de-seguir-lei-das-licitacoes/



     Resumindo , é lindo ver a capacidade de reação e indignação do brasileiro nas ruas , nas redes sociais,  que por vezes parecia adormecido.  Entretanto, é igualmente triste ver que esta energia está , paulatinamente , sendo canalizada  para fins sórdidos- travestidos de lícitos . 
     Mais triste ainda é  ver  tanta energia positiva , tangida como  boiada , verdadeira massa de manobra - moldada diariamente por mãos midiáticas - ávidas por voltar ao poder.



     Infelizmente, não há como não fazer uma observação terminal. É preciso que uma grande lição seja finalmente aprendida: uma esquerda (ou uma parte dela)que se rende ao poder pelo poder , assumindo riscos morais e se recusando a enxergá-los ,  ou se    reinventa  ou enterrará o país em mais algumas décadas de obscurantismo. 



Mary Lúcia Oliveira

#...#

Disqus Comments
Tecnologia do Blogger.

About

© 2017 Portal Pan Americano - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger